Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias
A princípio, o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto, logo depois, em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
É possível estar com a COVID-19 por até 14 dias antes de apresentar os sintomas, que são febre, cansaço e tosse seca. A maioria das pessoas (cerca de 80% se recupera da doença sem necessidade de tratamentos especiais).
Em casos mais raros, ela pode ser grave e até fatal. Idosos e pessoas com outras condições médicas (como asma, diabetes e doenças cardíacas) são mais vulneráveis a quadros sérios. Entre os possíveis sintomas estão a tosse, febre cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves).
Prevenção
Por enquanto a PREVENÇÃO é a maior arma contra o COVID-19. Como prevenção geral temos que lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool gel, cobrir o nariz e boca com o cotovelo ao espirrar ou tossir, manter os ambientes bem ventilados, assim, não compartilhar objetos pessoais e se possível não sair de casa.
Nós dentistas indicamos que mantenha uma boa higienização bucal, iniciando pelo dorso da língua, uso correto e rotineiro do fio dental, assim como, escovação com escova macia e fazer uso de enxaguantes bucais. Por fim, cuidar das escovas mantendo-as imersas em solução antisséptica (clorexidina a 0,12%).
Com essa epidemia estamos reforçando a biossegurança nas clínicas, melhorando o EPI (equipamento de proteção individual), uso de máscaras como N95 e máscaras faciais, jalecos descartáveis de gramatura 40, intervalo maior entre as consultas para adequada descontaminação de ambientes, treinando nossos colaboradores, entre outros cuidados.
Outro ponto importante que vale destacar é que com o isolamento social as pessoas podem ficar mais ansiosas e estressadas. Com isso pode ter ou agravar o bruxismo (ato de apertar ou ranger os dentes).
Caso você tenha dentes desgastados, danificados ou sensíveis, apresenta dor na mandíbula, na face ou nos ouvidos. Se outras pessoas reclamam que você faz ruídos enquanto dorme, acorda com os músculos da sua mandíbula doloridos ou com dor de cabeça. Você pode estar sofrendo de bruxismo, e é indicado procurar um dentista o mais rápido possível.
Conselho
É importante cuidar do seu corpo e mente nessa quarentena. Algumas dicas podem ajudar a tornar sua quarentena mais leve. Fazer exercícios, estabelecer uma rotina, diminuir TV (notícias ruins). Podemos colocar a leitura em dia, estudar (curso online, por exemplo), ouvir músicas e podcasts, jogar vídeo game. Assista filmes/séries, pratique meditação, se alimente bem e relaxe, isso mesmo, permita-se relaxar.
Enquanto não há cura e vacina, o melhor que podemos fazer é nos prevenir. Estamos distantes e isolados um dos outros porém estamos unidos.
Por: Dr. Gláucio Carneiro
Instagram: @dr.glauciocarneiro
Veja também: Faloppa Advogados Associados – Full Service
Reinaldo Dutra, jornalista, fotógrafo e publisher dos portais Ego SP, SP Noite e Dia, Na Mídia, Giro das Estrelas, Jornal o Estado, entre outros. É também publisher das revistas Beauty Shape, Boss Magazine, Glamour Magazine, Elegance Magazine, Gloss Magazine entre outras.
Comment here