As câmeras mirrorless full frame Nikon Z6 e Z7, por fim chegaram ao mercado. Parece que foi há muito tempo, desde que a notícia “Nikon estava finalmente desenvolvendo uma câmera mirrorless full frame”. Após meses de especulação, boatos e vazamentos, finalmente surge a nova série Z mirrorless da Nikon. Simultaneamente as câmeras Z6 e Z7, três novas lentes 35mm f/1.8, 50mm f/1.8 e 24-70mm f/4 e um adaptador de montagem de lente FTZ.
O novo sistema sem espelho Z da Nikon traz consigo uma nova montagem Z. Com um enorme diâmetro interno de 55 mm e distância de flange de 16 mm, a Nikon diz que esta enorme montagem de lente, que é 17% mais larga que a montagem F, permite mais luz e maior conectividade de lente/câmera. A Nikon diz que a nova montagem Z é “totalmente compatível com mais de 90 F Mount Nikkor lentes”.
Similaridades
Mas vamos dar uma olhada nessas câmeras. As câmeras mirrorless full frame Nikon Z6 e Z7 parecem idênticas em muitos aspectos e, por fora, são indistinguíveis, exceto pelo número impresso nelas. Mas vamos primeiro tirar as diferenças do caminho.
A câmera mirrorless full frame da Nikon, a Nikon Z7, possui um sensor CMOS retroiluminado de 45,7 megapixels com uma faixa ISO nativa de 64-25.600. Ela contém o novo processador Expeed 6 que permite até 9 quadros por segundo de disparo. A Z7 também contém um novo sistema de foco automático com 493 pontos de foco automático que cobrem 90% da imagem.
A câmera mirrorless full frame Z6 é menor, mas não é de forma alguma inferior. Ela contém um sensor de resolução de 24,5 MP, com 273 pontos de foco automático de detecção de fase no sensor. Graças à densidade de pixels mais baixa, a Z6 oferece uma faixa ISO mais alta de 100-51.200 e grava até 12 quadros por segundo.
Além da resolução, o número de pontos AF, faixa ISO e disparo contínuo, ambas as câmeras são essencialmente iguais.
As câmeras mirrorless full frame da Nikon foram projetadas para competir tanto com sua própria linha de DSLRs quanto com a concorrência, ambas abrigam alguns recursos bastante impressionantes. Ambas têm um ou dois problemas que podem se tornar obstáculos para alguns usuários. Ao passo que existem muitos aspectos positivos para ajudar na transição para os usuários de DSLR da Nikon que procuram migrar para o mirrorless, permanecendo na marca.
Há apenas um slot para cartão XQD
As câmeras mirrorless Nikon Z utilizam cartões XQD, que podem ser atualizados no futuro para serem compatíveis com o formato CFexpress. O problema é que ambas contêm apenas um desses slots. Agora, os cartões de memória definitivamente se tornaram mais estáveis e confiáveis com o passar do tempo, mas não ser capaz de criar backups durante o processo será um obstáculo para muitos profissionais, especialmente aqueles que fotografam casamentos ou outros eventos irrepetíveis.
Pessoalmente, acho que pelo menos para a Z6, eu ficaria totalmente feliz se tivesse um par de slots UHS-II em vez de XQD. Mas definitivamente há muitas coisas boas.
Baterias
As câmeras mirrorless full frame Z6 e Z7 utilizam as mesmas baterias EN-EL15 que usamos desde a Nikon D7000. Especificamente, eles vêm com uma bateria EN-EL15b, mas são considerados compatíveis com o EN-EL15 original e o EN-EL15a. Este será um bom bônus para qualquer um vindo da D7x00, D500, D8x0 ou outro corpo que usa baterias EN-EL15.
Elas também são compatíveis com o sistema de flash AWL / CLS existente da Nikon. É o que existe desde os corpos das séries Nikon F6 e D2h. Portanto, ele deve funcionar com todos os flashes Nikon do SB-800 e SB-600 em diante e também com todos os faróis de terceiros compatíveis atuais que oferecem recursos HSS e TTL.
Os transmissores sem fio Nikon WT-7 / A / B / C também são suportados pelos dois corpos, oferecendo controle remoto e transferência de arquivos sem fio. Embora a maioria das pessoas não tenha um uso para eles, isso será útil para os atiradores de eventos, ou aqueles que querem contornar o slot de cartão XQD único e ainda fazer backups enquanto fotografam (embora um pouco lento).
Estabilização de imagem (5 eixos)
O sistema IBIS obviamente seria um grande negócio com as câmeras mirrorless da Nikon. Eles adiaram incluí-lo em suas DSLRs, eles implementariam em sua linha Z de câmeras sem espelho? Afinal, eles não fizeram isso com a série Nikon 1. Mas a Nikon realmente superou.
O sistema IBIS oferece 5 pontos de compensação e, o melhor de tudo, é compatível com lentes F Mount montadas no adaptador FTZ de montagem de lente. Se ele ainda utilizará ou não o VR da lente de montagem F em combinação com a estabilização do sensor, parece não estar claro no momento – eu vi relatórios conflitantes sem nenhuma confirmação sólida. Mas, há pelo menos alguma forma de estabilização na câmera com lentes F Mount.
LCD TOUCHSCREEN com inclinaçãode 2,1 M de 3,2 ″ pontos
A Nikon manteve o LCD touchscreen com inclinação do estilo D850 . Pessoalmente, estou um pouco decepcionado com isso. Talvez seja só eu, mas onde estão as câmeras com LCDs flippy? A Canon 6D Mark II se tornou uma câmera de vlog bastante popular desde seu lançamento, graças a ser a única câmera full frame com um LCD flippy out. Muitas pessoas usam o Panasonic GH5 pelo mesmo motivo.
Claro, a Nikon não é mais conhecida por seus vídeos, embora não pareça tão ruim nessas câmeras. Eu gostaria que eles nos dessem algo mais capaz do que a série D5x00 com um LCD flippy em vez de um inclinado para gravar vídeo. Mas isso pode ser apenas eu.
EVF de 3,69 M com 100% de cobertura
Nunca fui um grande fã de visores eletrônicos, mas eles começaram a crescer em mim. Certamente oferece suas vantagens sobre o visor óptico de uma DSLR. você consegue ver exatamente o que está fotografando (a menos que esteja usando flash) e obtém recursos como pico de foco para quando o foco manual é feito. Mas para mim, ainda prefiro um visor ótico, então vou reservar um julgamento sobre isso até tentar um pessoalmente.
Vídeo 4K UHD com saída HDMI não compacta de 10 bits
O vídeo é a única área em que a Nikon parece ter falhado consistentemente. Sempre que as pessoas perguntam “Qual câmera devo comprar para vídeo?”, A Nikon é a menos recomendada, exceto para casos de uso específicos (como talvez a série D5x00, para vlogging). Mas parece que a Nikon pode realmente ter aprendido algumas lições com o vídeo dessas câmeras.
Ambas as câmeras oferecem 4K UKD a 24/25 / 30fps, bem como 1080p FHD a até 120 quadros por segundo. Como os modelos da Sony, esta é uma filmagem de 8 bits. Portanto, não temos 4: 2: 2 10 bits como fazemos com o GH5. Mas, uma vantagem que as Nikons possuem sobre a série A7 da Sony é que a saída HDMI Z6 / 7 é N-Log não compactado de 10 bits. Nesse meio tempo teremos que ver como isso se compara no mundo real com a saída de 8 bits da Sony.
O que falta dizer sobre
Como era de se esperar, as câmeras sem espelho Nikon Z6 e Z7 apresentam todas as vedações contra intempéries e poeira que esperaríamos de uma câmera nova hoje. E esta é uma área em que a Nikon realmente se destacou na última década. É também uma área onde a Sony parece ter falhado consistentemente com suas câmeras da série A7. Isso pode ser algo que faz com que muitos atiradores fiquem com o lado negro.
Todos eles têm vários estilos de imagem para quando você está gravando um vídeo (supondo que você não está usando N-Log) ou jpg. Cada um desses estilos de imagem apresenta níveis ajustáveis de 0 a 100.
Outro grande recurso contido em ambas as câmeras, que parece ter sido omitido do Sony A7III, é um intervalômetro integrado. Claro, as DSLRs da Nikon têm um intervalômetro integrado desde, pelo menos, 2005 com a Nikon D200 (esta foi a primeira DSLR da Nikon que eu possuí que apresentava). Portanto, não é realmente uma surpresa que esteja incluído nos dois novos corpos sem espelho. A falta de um intervalômetro embutido tem sido um problema sério com muitos atiradores da Sony esperando fazer o lapso de tempo, especialmente quando os modelos anteriores permitiam que você pelo menos instale um aplicativo para adicionar esta capacidade.
Preços e disponibilidade
As câmeras mirrorless full frame Nikon Z6 e Z7 já estão disponíveis para pré-venda por $ 1.966,95 e $ 3.396,95, respectivamente.
Instagram: @helinho.cabelera
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